fbpx

ACEROLA:
O PODER MULTIPLICADO DA VITAMINA C

Sabia que a acerola é um dos frutos com maior concentração de vitamina C do mundo? Original das Américas Central e do Sul, esta espécie de cereja cresce num arbusto denso e resistente, próprio de quem está “carregado” de vitamina.

ACEROLA: O PODER MULTIPLICADO DA VITAMINA C
ACEROLA: O PODER MULTIPLICADO DA VITAMINA C

“O que é a que a acerola tem? Tem vitamina C como ninguém!” A letra eternizada por Carmen Miranda poderia muito bem ser readaptada para explicar os benefícios da acerola num tempo em procuramos saber cada vez mais sobre saúde e bem-estar.

Também conhecida como cereja-das-Antilhas, a acerola pode ser vermelha ou amarela, liberta um perfume semelhante ao da uva e tem um caraterístico sabor amargo e levemente ácido. Mas, mais do que as surpresas que provoca ao olfato e ao paladar, este fruto tropical é mundialmente reconhecido pela seu alta concentração de vitamina C. Se nos habituamos a pensar na laranja como uma das principais fontes deste nutriente, pensemos duas vezes, porque a acerola (dependendo da espécie) pode superar em 40 a 100 vezes esse teor.¹

No entanto, como acontece com todas as outras vitaminas, o nosso organismo não produz nem armazena vitamina C. Para manter os níveis adequados deste nutriente, a única forma é absorvê-lo através dos alimentos. E é aí que a acerola, mesmo não sendo o único detentor desta “molécula mágica”, surge em vantagem.

Onde está a acerola? 

Hoje, o maior produtor de acerola é o Nordeste do Brasil, no entanto, há um oceano a separar-nos do país onde cresceu Carmen Miranda e este fruto perde rapidamente muitas das suas propriedades logo após a colheita. Sendo muito difícil encontrá-lo no seu estado natural em Portugal.

Quanto mais vitamina C, Melhor?

Ainda assim, todo o excesso é indesejável, uma máxima que também se aplica ao campo das vitaminas. Exagerar o consumo de vitamina C, como o de outros nutrientes, pode gerar desequilíbrios prejudiciais ao organismo. No caso do ácido ascórbico, a exigência média – “average requirement” – estimada para um adulto saudável é de 90 mg por dia.²

  1. “Acerola: a cereja tropical”, de Luiz Marino Netto (1986, Livraria Nobel/Dierberger)

  2. “Dietary Reference Values for Nutrients” da European Food and Safety Authority https://www.efsa.europa.eu/sites/default/files/2017_09_DRVs_summary_report.pdf

PARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on skype
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
TONOSOL PLUS SOLUÇÃO BEBÍVEL MULTIVITAMÍNICA – SUPLEMENTO ALIMENTAR. OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES NÃO DEVEM SER UTILIZADOS COMO SUBSTITUTOS DE UM REGIME ALIMENTAR VARIADO E EQUILIBRADO E DE UM MODO DE VIDA SAUDÁVEL. TOMA DIÁRIA RECOMENDADA: 3 A 6 ANOS – 5 ML POR DIA / MAIS DE 6 ANOS – 10 ML POR DIA. NÃO EXCEDER A TOMA DIÁRIA RECOMENDADA. NÃO UTILIZAR EM DIABÉTICOS. NÃO RECOMENDADO NO CASO DE HIPERSENSIBILIDADE OU ALERGIA A QUALQUER UM DOS CONSTITUINTES NA FORMULAÇÃO. MANTER FORA DO ALCANÇE E DA VISTA DAS CRIANÇAS. DISTRIBUÍDO EM PORTUGAL POR CPCH, LDA (21 444 96 30 /apoio.cliente@cpch.pt)